LIVROS
“AMANHÃ SAI UM BARCO” (1982)
Um livro de contos e crônicas escrito em co-autoria com sua mãe Dora Papaterra Limongi
“A MEDIDA DO IMPOSSÍVEL” (1998)
Romance esotérico
DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS ADQUIRIDOS
Distúrbios Neurológicos Adquiridos - Linguegem e Cognição aborda o estudo do cérebro e sua relação com a linguagem, em que se destacam a importância e a ativação de várias áreas cerebrais no processamento da linguagem; discute a relação entre as diversas áreas corticais e subcorticais com o processamento da compreensão e da expressão e da expressão lingüíntica na comunicação humana. Aborda, ainda, a relação entre linguagem e cognição.
Nesta obra, são ainda fornecidos conhecimentos, quanto à identificação e terapia de distúrbios da linguagem decorrentes de acidente vascular cerebral, traumatismo craniencefálico e demências, sendo abordadas as possibilidade na avaliação e intervenção fonoaudiológicas nas afasias, dislexias e agrafias adquiridas.
Este livro destina-se a todos os estudiosos da linguagem normal e seus distúrbios, uma vez que apresenta temas de grande relevância para ampliar o conhecimento não só dos fonoaudiólogos que atuam nos distúrbios de linguagem adquiridos por lesão cerebral, mas também de profissionais, audiologistas, psicólogos, psicopedagogos, neurologistas, psiquiatras, pediatras e outros estudiosos da linguagem e das funções mentais superiores.
TRATANDO GAGUEIRA
CAPÍTULO: APREENSÃO DE COMUNICAÇÃO: RELATO DE UM CASO
A reunião dos profissionais de destaque que têm experiência clínica e docente com os problemas de fluência, em especial com a gagueira, propiciou o surgimento deste livro, que mostra, de forma clara e didática, seus pontos de vista e propostas de terapia. Seguindo caminhos diversos em sua formação, e apoiados em paradigmas diferentes (Ciências Naturais e Ciências Humanas), estes profissionais trazem para a fonoaudiologia as contribuições da psicologia, da lingüística, da filosofia, da psicanálise e da neuropsicologia para a compreensão e o tratamento da gagueira. Esta é, sem dúvida, a razão da diversidade observada, que enriquece este livro e dá ao leitor a oportunidade de contato com várias opções metodológicas. É através da apresentação de casos que os autores justificam a validade de seus pontos de vista e de suas propostas no atendimento clínico. Alguns seguem linhas terapêuticas já consagradas, outros inovam, criam, a partir de seu conhecimento e experiência, novos métodos e técnicas. Este é um rico material, útil a todos os interessados no estudo e tratamento da gagueira, aqui abordada de forma séria e científica, mostrando as possibilidades de fala fluente e, portanto, de sucesso na terapia. - Isis Meira
MANUAIS PAPATERRA
MANUAIS DE HABILIDADES COGNITIVAS
Os Manuais Papaterra são livros de exercícios que têm como objetivo ativar habilidades cognitivas de pessoas dos 8 aos 100 anos. Baseados em estudos de Neurociências, contém exercícios de lógica, raciocínio, atenção, expressão, memória, criatividade, compreensão, entre outros, com diversos graus de dificuldade. Crianças que os utilizam ficam mais espertas e aprendem a pensar de modo mais efetivo. Adultos que queiram treinar suas habilidades cerebrais encontram nestes exercícios interessantes desafios. Podem ser usados em escolas, em atendimentos fonoaudiólogos e psicopedagógicos ou por qualquer pessoa interessada em melhorar sua capacidade de raciocínio, criatividade e memória.
Esta coleção compreende uma série de livros independentes (isto é, podem ser usados em qualquer ordem), apresentando grande variedade de exercícios.
MANUAIS ESCOLAS DE HABILIDADES COGNITIVAS
Baseados em estudos de Neurociências, estes manuais apresentam todos os tipos de desafios, dos mais simples aos mais complexos. Estimulam o raciocínio lógico, a compreensão, a expressão, a memória, a percepção, a atenção e a criatividade, possibilitando ao aluno uma maior destreza mental. Crianças que os utilizam ficam mais espertas e aprendem a pensar de modo mais efetivo.
A coleção Manuais Papaterra - Escolas compreende quatro livros em ordem crescente de dificuldade, apresentando cada um dos níveis (1,2,3 e 4) grande variedades de exercícios.
O nível 1 pode ser indicado para criança a partir do Segundo Ano do ensino fundamental, o Nível 2 para crianças do Terceiro Ano, o Nível 3 para alunos do quarto e o nível 4 para o quinto ano ou conforme a orientação da escola.
O professor encontrará neste material, excelente fonte de estimulação da linguagem oral e escrita, que pode ser utilizado como auxiliar em seus objetivos pedagógicos.